O fim do temido motorzinho do dentista
O fim do temido “motorzinho”
27 de agosto de 2019
Saúde bucal e atividade física
Saúde bucal e atividade física
27 de agosto de 2019
Exibir tudo
Por que fazer o checkup do sorriso?

Por que fazer o checkup do sorriso?

A odontologia moderna e eficaz não se resume a apenas um sorriso alinhado e branco. Atrás da arquitetura de um belo sorriso está, acima de tudo, a saúde bucal. O ditado “melhor prevenir do que remediar” é muito adequado em nossa área, pois, apesar da procura por nós dentistas, em sua maioria, ser em busca do sorriso ideal ou quando a “dor de dente” ataca, a prevenção é muito importante na manutenção da saúde bucal.

O que é melhor: trabalhar no sentido de manter a saúde ou esperar uma doença aparecer, para então tratá-la? Descobrir uma doença ainda em fase inicial é o maior trunfo dos profissionais da saúde. E é nesse contexto que surge o checkup digital do sorriso, um exame realizado por meio da captura de imagens, por uma câmera intraoral de alta definição, que aumenta a imagem em até 70 vezes.

Utilizamos a tecnologia a nosso favor, realizando um diagnóstico precoce e preciso na identificação do surgimento das doenças bucais. Após a captura das imagens de todos os dentes (uma média de 70 a 150 imagens), cada uma delas é analisada minuciosamente, com o intuito de encontrar vestígios do início de doença.

Depois do diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados, bem como um plano de tratamento, se necessário. Dessa forma, fica mais claro, principalmente ao paciente, o que é necessário realizar para sua melhor saúde bucal.

No checkup digital do sorriso é possível diagnosticar alguns problemas bucais com maior precisão antes mesmo que possam ser detectados a olho nu ou mesmo por meio de uma radiografia, como cáries de difícil visualização (sulco), trincas de esmalte, infiltrações em restaurações e doenças dos tecidos bucais. Cabe ressaltar que os exames clínicos e radiológicos também serão realizados durante o checkup. Dentro do exame, são realizadas radiografias periapicais, para visualizarmos tratamentos endodônticos, lesões periapicais, altura óssea, delimitação da restauração e das cáries em estágios mais avançados.

Esse novo recurso da odontologia moderna é indicado para pacientes de todas as idades. As crianças são as mais beneficiadas, já que, ao realizarem o exame logo na dentição decídua (dentes de leite) e mantendo os retornos periódicos anuais, dificilmente terão que passar pelos procedimentos da odontologia curativa (anestesia, restaurações, cirurgias, prótese, implantes).

A nova filosofia valorizada pela odontologia moderna, por meio do checkup digital do sorriso, visa descobrir as doenças em estágio inicial, para que o tratamento seja iniciado imediatamente, evitando grandes sofrimentos, perda de tempo e altos custos. Deve-se destacar ainda que a saúde começa pela boca e o verdadeiro sorriso é a expressão da alegria e da nossa saúde como um todo.

Os comentários estão encerrados.

Ajuda? Chat via WhatsApp