Ortodontia e fono: a evolução do trabalho que alcança resultados rápidos

Acredite: podemos esconder o seu aparelho fixo
Acredite: podemos esconder o seu aparelho fixo
26 de agosto de 2019
Com qual idade devo levar meu filho para colocar aparelCom qual idade devo levar meu filho para colocar aparelho dentário?o dentario?
Com qual idade devo levar meu filho para colocar aparelho?
27 de agosto de 2019
Exibir tudo
Ortodontia e fono: a evolução do trabalho que alcança resultados rápidos

Ortodontia e fono: a evolução do trabalho que alcança resultados rápidos

Em entrevista com a fonoaudióloga Valesca Resende, especialista em motricidade oral e estética oromiofacial, ela ressaltou a enorme importância do trabalho conjunto entre a fonoaudiologia e ortodontia. Em minha opinião, ambas se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas.

Sabemos que alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Estas, por sua vez, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias e faciais. A fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento de tais funções, visando ao equilíbrio miofuncional.

Na ortodontia, os dentes são mantidos em equilíbrio graças à atuação de forças de contenção internas e externas. Portanto, se após a retirada do aparelho não houver ajustes funcionais, como a musculatura facial, existe a possibilidade de recidivas.

Para que haja o equilíbrio desse sistema, são necessários diversos fatores, tais como: músculos faciais que funcionem em equilíbrio; presença de arcadas dentárias com oclusão normal; movimentação adequada dos lábios, língua e bochechas; respiração predominantemente nasal. Sendo assim, o trabalho associado entre a ortodontia e fonoaudiologia é essencial para um tratamento rápido e eficaz.

Nesse caso, a fonoterapia terá como objetivos promover o equilíbrio miofuncional, por meio de exercícios específicos para mobilidade, fortalecimento e adequação do tônus de lábios, língua e bochechas, assim como a adequação das funções alteradas. Aparentemente, é uma ginástica para o rosto, mas que trata não só a estética, como adéqua suas funções.

Os comentários estão encerrados.

Ajuda? Chat via WhatsApp